Uma vida saudável é um dos pontos principais para manter a pele e os cabelos sempre bonitos.
Alguns cuidados simples no dia a dia podem transformar a vida de uma mulher.
Nós, da Socila, sabemos que adquirir hábitos saudáveis e equilíbrio, que farão a diferença no futuro. Por isso, separaramos algumas dicas para vocês!
Alimentação
Procure alimentar-se adequadamente com alimentos ricos em vitaminas e nutrientes e nos horários corretos. Procure comer de 3 em 3 horas. Coloque no seu cardápio alimentos ricos em cálcio, ferro, vitaminas e fibras. As frutas, verduras, legumes e grelhados – principalmente peixe, frango e carne vermelha magra – são boas opções e, com criatividade, podem fazer parte de saladas saborosas.
Cuidados com a pele
Limpe, hidrate e tonifique sua pele. O uso de filtro solar diariamente pela manhã e com renovação no meio do dia previne o câncer de pele. Evite a exposição ao sol depois das 10h e antes das 16 h, quando os raios ultravioletas estão mais fortes.
Para melhorar a hidratação da pele, procure usar sabonetes neutros – os de glicerina são ótimos para a hidratação. A água do banho não deve ser muito quente. Após o banho, use um hidratante em todo o corpo.
Atividade física
Procure exercitar-se! Os exercícios físicos regulares previnem doenças como diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto e osteoporose. Além disso, melhoraram disposição para as tarefas do dia a dia e ajudam a manter um peso corporal adequado.
Ginecologista
A primeira consulta ao ginecologista deve ser feita após a primeira menstruação e mantida anualmente ou conforme orientação médica. Para prevenção do câncer de colo de útero (é o câncer que mais mata a mulher, depois do câncer de mama) deve ser realizado anualmente o exame preventivo ou exame de Papanicolaou.
A partir dos 15 anos toda adolescente deve fazer o auto-exame das mamas mensalmente, sempre após a menstruação. O ginecologista deve orientar a realização de uma primeira mamografia aos 35 anos, para que sirva de parâmetro para as avaliações futuras. Antes desta idade, caso seja necessário um estudo das mamas, geralmente o ginecologista solicita uma ultrassonografia, que visualiza melhor a mama neste estágio de desenvolvimento.
A partir de 45 anos, a ultrassonografia transvaginal com doppler ajuda a previnir o câncer de ovário, que é raro, mas pode ser fatal. Ela pode ser solicitada anualmente pelo ginecologista, de acordo com a necessidade de cada paciente.
Prevenção contra a osteoporose
A densitometria óssea também deve ser realizada após os 45 anos anualmente, com avaliação da massa óssea da coluna lombar e do colo do fêmur, para detectar perdas ósseas significativas. Assim a osteoporose é prevenida ou acompanhada com as medidas que se fizerem necessárias.
Para previnir a osteoporose é importante que as mulheres tenham uma ingestão satisfatória de cálcio na dieta, não só na idade adulta, mas principalmente antes dos 30 anos para que os depósitos de cálcio no organismo sejam satisfatórios. O cálcio é encontrado em alimentos como leite, ovos, queijos, iogurtes, manteiga, couve, sardinhas em lata em óleo comestível, figos secos, brócolis, salmão.
Fonte: Vila Mulher
Nenhum comentário:
Postar um comentário