terça-feira, novembro 13, 2018

13 de novembro: Dia Mundial da Gentileza.



                                           
                                 Etiqueta e Gentileza
                                    Por Ruth Alves/ Socila Tijuca
                                          

“O dia Mundial da gentileza foi criado em 2000, com a intenção de inspirar pessoas a realizarem ações diárias de gentileza. A ideia surgiu em 1996, com a reunião de grupos, em um Congresso em Tóquio. A data  visa incentivar pequenas ações direcionadas, como ajudar um idoso, fazer um elogio a um familiar, ajudar um colega no trabalho ou pagar um café para um desconhecido. Geralmente quem é gentil, tem na gentileza um propósito louvável de vida. 

 A Socila , criada por Maria Augusta Nielsen para promover os primeiros Cursos de Etiqueta no Brasil, se mantém há sessenta anos, ensinando gerações sobre a arte Glamourosa da Etiqueta Social. 
Neste tempo, tem inovado e atualizado a sua versão de Etiqueta a cada geração e adequação de cultura.

Hoje, por exemplo, quando as relações de gentileza no trânsito são lembradas, a Socila já incentiva  a Etiqueta no transito há algum tempo, por que é um comportamento que se baseia na justa proporção de que o automóvel é uma máquina e sua força não se compara à do pedestre. Então, a prioridade da rua é de quem está andando a pé e entre os pedestres, a prioridade é para o idoso. Tenha ou não um coração gentil, esta deve ser a regra de Etiqueta.

Para a Socila, o conceito de Etiqueta não é sinônimo de gentileza, embora a gentileza possa ser incluída.  As ações baseadas na Etiqueta social e corporativa são próprias de quem tem um comportamento baseado em conhecimento e hábitos, adquiridos na educação formal e/ou familiar. Tratar bem ao próximo vai além da característica da bondade humana ou da vontade de ser gentil.

Para a Socila,  a Justiça  Social - e não somente a gentileza - é a base do  comportamento firmado em códigos sociais de Etiqueta. A Etiqueta promove padrões de humanidade. Ensinar e aprender Etiqueta está ligado a uma questão de promover e conviver com padrões justos de  relacionamento em sociedade, que podem estar aliados ou não aos critérios de gentileza.

Analisando o caminhar da humanidade e relendo as sugestões para exercitar no Dia Mundial da Gentileza, fica claro que o incentivo ao  exercício de regras sociais gentis, podem vir, em futuro próximo,  a ser negativo, com  multa para o cidadão que não for gentil, como acontece em outros países "gentis". No Brasil, se buscou seguir o exemplo com a lei que prevê uma multa para o cidadão que jogar lixo no chão, mas a sujeira das ruas indica que  já foi esquecida.

Há sociedades muito educadas e nada gentis. Em algumas destas, os padrões de comportamento são definidos por leis e multas. Então, o cidadão é "gentil" para não pagar multa e a tal "civilidade" parece gentileza. Em uma sociedade como a brasileira, em que a gentileza é um conceito abstrato, digno de quem "é bom", é difícil multar quem "não é gentil".

Pressupondo algumas regras de convivência para este momento social, com a divulgação do IBGE de que em breve chegaremos a 220 milhões de pessoas neste país,  é importante ensinar que queiramos ser gentis ou não, sendo bonzinhos e prestativos ou não, a aquisição e demonstração de  hábitos adequados de educação estarão baseados principalmente em justiça, nos vários relacionamentos, inclusive os que dizem respeito à empregabilidade.

A falta de Etiqueta nos ambientes de trabalho e no trato com os clientes, está prejudicando as empresas, mas também prejudica o próprio trabalhador. O nível de desemprego poderia ser atenuado se as relações de quem está diretamente de frente com o cliente fossem aperfeiçoadas com Etiqueta, educação e gentileza. O mundo do trabalho caminha para a tecnologia e a automação, mas a parte que ainda está nas mãos da atividade humana, é a ponta que falha no contato social com o cliente. Veja o site Reclame aqui. As maiores reclamações quanto às empresas de E-commerce estão ligadas ao atendimento interpessoal. Falta Socila na preparação corporativa.

É muito bom que exista um Dia Mundial da Gentileza. Partindo da necessidade de estarmos embasados no conceito de Justiça social, sem distinções ou acepção, seremos todos gentis, mesmo quando não conseguimos ser tão bonzinhos.

Atualização Socila de 2018: Infelizmente, gentileza nem sempre gera gentileza, mas o padrão de quem não é, não pode te obrigar a deixar de ser o que você é. Apesar dos outros, continue gentil, ético e dentro dos padrões que você aprendeu na família, na escola e nos Cursos de Etiqueta Socila. O Futuro do país agradece.

Além das listas de comportamentos gentis, muito válidas, a Socila quer aproveitar esta data, para lembrar que o Conceito de Etiqueta precisa ser renovado no comportamento da sociedade brasileira e principalmente, no ambiente corporativo, para que os brasileiros mantenham seus empregos. Nunca antes tivemos 7 bilhões de pessoas no mundo ou mais de 200 milhões de brasileiros.

É muito bom que exista um Dia Mundial da Gentileza para reforçar. Já é um exercício" Ruth Alves.  Socila Tijuca   






Nenhum comentário:

Postar um comentário