quarta-feira, março 27, 2013

Fim do verão! Vamos cuidar da pele?


 

Morar no Rio e ficar longe do sol parece ser uma tarefa bem difícil. Por isso, é preciso ficar sempre atenta ao surgimento de pintas, manchas ou pequenas lesões na pele.

Muita gente ainda gosta de “torrar” no sol para conquistar um belo bronzeado. O problema é que o sol pode trazer efeitos prejudiciais dos raios ultravioleta sobre a pele. E, mesmo quem tem por hábito não se expor nos horários mais intensos e proteger a pele usando filtro solar, precisa saber que é que o calor invariavelmente acaba gerando uma exposição maior aos raios UVA e UVB. É importante usar filtro solar até nos dias sem sol!


Essa exposição pode trazer problemas
A melhor época para fazer uma avaliação da pele é o fim do verão. Com a ajuda de um aparelho chamado dermatoscópio, o médico pode observar lesões, manchas e sinais em busca de alterações que possam indicar problemas mais sérios como câncer de pele.




Observação é o ponto chave
!
Vamos ver agumas dicas para aprender a observar melhor a pele?

1) Examine o rosto, especialmente nariz, lábios, boca e orelhas – frente e verso. Se necessário, use um ou os dois espelhos para obter uma visão clara.

2) Inspecione o couro cabeludo usando o vento produzido pelo secador de cabelos ou pelo ventilador e um espelho. Peça ajuda para alguém se não conseguir observar algumas áreas sozinha.

3) Verifique cuidadosamente as palmas e o dorso das mãos, as áreas entre os dedos e sob as unhas, e siga até os pulsos, para examinar a parte da frente e de trás dos antebraços.

4) Na frente do espelho, cheque todos os lados dos dois braços. Não esqueça as axilas!

5) Depois observe o pescoço, o peito e o dorso.

6) De costas para um espelho grande, use um espelho de mão para inspecionar a parte de trás do pescoço e dos ombros, a parte superior das costas, e outras áreas dos braços que ainda não tenha conseguido examinar

7) Ainda usando os dois espelhos, observe a região inferior das costas e nádegas e também a parte de trás das duas pernas.

8) Sente-se, separe as pernas e examine os órgãos genitais. Verifique as partes da frente e os lados das duas pernas, da coxa até a canela. Cheque o tornozelo, o topo dos pés, as áreas entre os dedos e sob as unhas, terminando com as os calcanhares e as solas dos pés.

Se encontrar alguma pinta ou lesão suspeita, que tenha mudado de tamanho, cor ou forma nos últimos meses, procure um dermatologista. O mesmo vale para lesões que custam muito a cicatrizar.




Fonte: iG São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário